terça-feira, 26 de agosto de 2008

Serra do Lopo - Extrema - MG




Alo Galera,
Seguem as dicas para você chegar à cidade de Extrema no sul de Minas Gerais onde você poderá caminhar por várias trilhas e subir na Pedra do Cume que é o ponto mais alto da Serra do Lopo com 1.780m de altitude.

Distâncias:
São Paulo: 107km
Rio de janeiro: 456km
Belo Horizonte: 492km
DDD 35
Rodovia Fernão Dias, BR 381

Maiores informações:
www.extrematur.com.br

Pela Fernão Dias entrar a esquerda no portal de extrema (entrada 1), seguir a rua principal e logo terá um posto de gasolina a esquerda e uma subida à direita. Subir de carro direto passando por outro portal. Continuar de carro subindo por estrada de paralelepipedo até uma bifurcação onde terá placas indicando algumas trilhas e Joanópolis em frente. Seguir à direita subindo mais um pouco. Logo você avistará uma estrutura metálica (antiga rampa de Vôo-livre) à sua esquerda com ótima vista panorâmica. Seguir por mais alguns metros até encontar as antenas do lado direito e um estacionamento do lado esquerdo onde você poderá deixar seu veículo.
Deste ponto você seguirá a pé pela pista de terra. Logo encontrará a entrada de uma propriedade particular. A trilha está a sua esquerda em um pequeno declive antes da propriedade. (não é necessário entrar na propriedade).
A caminhada por trilha tem início neste ponto.
Você avistará à sua esquerda o vale e a direita a montanha.
Bem, se você tem experiência em trilhas não terá dificuldade pois é só seguir a trilha principal seguindo paralelo à linha de cume passando pela Pedra dos Cabritos à esquerda (lajeado de pedra) onde você avistará a Pedra do Cume. É só seguir a trilha principal com altos e baixos até começar a uma pequena escalaminhada por um grande bloco rochoso que dá acesso ao Cume da Serra do Lopo. ( A caminhada leva em média 90 minutos de ida ).

Durante a caminhada encontramos pouco lixo e cruzamos com alguns excursionistas de Sampa.

Esta caminhada é uma ótima opção para excurções de um dia partindo da capital paulista.

Para caminhantes com pouca experiência de trilha aconselho a entrarem em contato com alguma agência de ecoturismo local e se informar melhor sobre as trilhas existentes na Serra do Lopo.
Galera, se vocês quiserem comentar sobre este pico, ver fotos ou algo mais é só dar um alô.
E quando caminhar em alguma trilha não deixem lixo na floresta e, se puder, recolham o que encontrar.
Abraço,
Ivan e Sandra.
Até a próxima.




sábado, 23 de agosto de 2008

Alo galera !
Aqui é o Ivan. A partir de hoje, vamos começar a contar nossas aventuras ecológicas para vocês.
Nosso objetivo é agir em prol da preservação de Trilhas, Cachoeiras e Montanhas.
Participem conosco !
Beijos do Ivan & Sandra !