sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dia do Voluntário - 28 de agosto

Hoje, 28 de agosto comemoramos o dia nacional do voluntariado, data que se tem muito a comemorar, principalmente pelos nossos amigos caminhantes que dão o maior duro nas trilhas recolhendo lixo deixado pelos maus excursionistas, fechando atalhos, plantando mudas, manejando flora ou simplesmente ajudando a divulgar os mutirões. Estamos vivendo um momento muito favorável para o voluntariado, vejo empresas empenhadas em desenvolver este trabalho entre funcionários e acreditando nessa filosofia, ONGs desenvolvendo projetos sérios, com causas nobres e caminhantes jovens aderindo cada vez mais estas práticas.
O trabalho voluntário é, cada vez mais, uma via de mão dupla: não só generosidade e doação, mas também abertura a novas experiências, oportunidades de aprendizado, prazer de se sentir útil, criação de novos vínculos de pertencimento e afirmação do sentido comunitário. Tudo isso faz dessa prática uma ótima experiência.


Graças ao trabalho voluntário, várias trilhas nos parques cariocas e em todo Brasil estão sendo recuperadas, praias rios e montanhas estão sendo limpos e as trilhas vão ficando cada vez mais agradáveis de se caminhar.
Vejo como ótimo exemplo as trilhas de acesso à Pedra da Gávea que recebe a mais de 05 anos todos os mesees dezenas de voluntários que conseguiram por meio de muita suor e amor recuperar o que talves seja a mais charmosa trilha carioca.

Nós do Grupo Terralimpa temos realmente muito a comemorar e agradecer aos milhares de voluntários que se dedicam de coração a esta prática.

Feliz dia do voluntário.
Por Ivan e Sandra Amaral.
Querendo ser voluntário em trilhas é só passar um e-mail pra gente.
terralimpa@ig.com.br
contato@terralimpa.tv

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mutirão Verde - Represa dos Ciganos-PNT 23/08/09

Olá pessoal, realizamos no último domingo mais um Mutirão Verde, desta vez na Represa dos Ciganos - Parque Nacional da Tijuca-RJ em parceria com o grupo "Trilhas do Rio de Janeiro" do nosso amigo Marcus Rabelo. Retiramos quase uma tonelada de lixo da trilha em 04 horas de trabalho com a ajuda de sessenta voluntários incansáveis. Houve também sorteio de brindes gentilemnte cedidos pela Camelback e Curtlo.
Já estamos editando o programa que promete ser alucinante e logo todos poderão ver na integra como foi.
Até breve,
Ivan e Sandra

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

"EcoDicas" 01

Sacos plásticos, bitucas de cigarros, restos de alimentos e latas de alumínio. O que mais parece uma seleção dos itens de uma lata de lixo doméstica, na verdade é, o que muitas vezes pode-se encontrar ao chegar numa paradisíaca praia do litoral brasileiro. Transformados em verdadeiros lixões, principalmente na temporada de verão, quando aumenta o número de freqüentadores nas praias, as areias e mares tornam-se espelhos das atitudes de cidadãos despreocupados com o bem estar coletivo.


O lixo deixado pelos frequentadores, que atrai animais transmissores de doenças, como ratos e pombos; e o péssimo hábito de banhistas de levar cachorros para a praia. Um monitoramento feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente mostra que em toda a orla da Zona Sul as areias estão infestadas de parasitas que causam verminoses, como bicho-geográfico, lombriga, solitária e oxiúro. Eles indicam a presença de fezes de animais (como cães e pombos) no ambiente. Atualmente, dos dezessete pontos de monitoramento no trecho de 27 quilômetros que vai do Leme à Barra da Tijuca, em apenas três locais analisados a secretaria não faz restrições ao uso da areia. Nos demais, recomenda-se uma série de precauções, como não sentar sem antes forrar o chão com esteiras ou cangas, andar de chinelo e evitar que crianças levem à boca a mão suja de areia. Durante o verão, são recolhidas 2 600 toneladas de lixo por mês nas praias cariocas.
Estima-se que, anualmente, 250 milhões de pessoas desenvolvem crises de gastroenterite e doenças respiratórias ao nadarem em mares contaminados
• 97% da água disponível no planeta está nos oceanos? Estes acumulam os sais minerais carregados no transcurso da gota de chuva, pelos riachos e rios, até o mar. Por isso que o mar é salgado.
Apesar de sua imensidão e aparente ‘imunidade’ à poluição, os oceanos estão gravemente ameaçados pela ação irresponsável do homem:
• estimativas indicam que os mares recebem cerca de 14 bilhões de kilos de lixo diariamente;
• a pesca predatória dizima inúmeras espécies;
• a ocupação desordenada do litoral leva à destruição generalizada dos hábitats costeiros como restingas e manguezais – verdadeiras creches de Vida marinha;
• pelo menos 30 % das praias brasileiras já é imprópria ao banho por conta da excessiva descarga de esgoto; bem como
• derramamentos de petróleo são responsáveis por 10% da poluição global dos oceanos.

Praia do Espelho-BA
ALÔ FUMANTES,
As bitucas de cigarro demoram até cinco anos para se decompor e não podem ser jogadas na areia. A maioria das pessoas não sabe, mas a areia é viva, formada por vários micro-organismos e fragmentos de conchas, moluscos, crustáceos. Na Austrália, país pioneiro na limpeza de praias, é proibido pitar na areia. Convenhamos: não custa nada o fumante juntar as guimbas e colocá-las no lixo.

Por Ivan e Sandra Amaral.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sustentabilidade Urbana - Ciclo de palestras

Infraestrutura Verde para a Cidade do Rio de Janeiro A BIOARQUITETURAAPLICADA EM CONSTRUÇÕES DE BAMBULocal: Jardim Botânico (Centro de Visitantes) 13 de agosto as 19 horas.Rua Jardim Botânico 1.008
(Click na imagem para ampliar)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Olá galera,
Estamos enviando o Convite para Inauguração da nova sinalização da Pista Claudio Coutinho - Urca, que acontecerá no Próximo dia 8 de agosto(sábado) das 9h às 12h. Aproveitem para levar seu tenis de caminhada e percorrer a trilha de acesso ao Morro da Urca.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Programação Agosto - Ecoturismo em Foco

Olá pessoal, não deixem de participar das caminhadas guiadas e gratuitas do Programa Ecoturismo em Foco oferecidas pelo setor de Ecoturismo do Parque Nacional da Tijuca. Inscrições pelo telefone: 2492-2253 e 2492-2252 de segunda a sexta no Centro de Visitantes do Parque.


Mutirão Verde Praia do Perigoso e Búzios com Pedra da Tartaruga

Olá Pessoal, realizamos mais um Mutirão Verde nas Praias selvagens de Guaratiba-RJ.
Desta vez nos concentramos na Praia Funda e Búzios. No final do Mutirão aproveitamos para subir na Pedra da Tartaruga.
Fiquem ligados que nos próximos eventos teremos camisetas do Mutirão Verde para os voluntários mais assíduos.