segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Mostra Internacional de Filmes de Montanha

Nós do TerralimpaTV também estaremos participando.
Até lá!

domingo, 27 de setembro de 2009

Determinação

Esta postagem é em homengem a todos os nossos amigos voluntários, colaboradores e simpatizantes que nunca desistem de lutar em prol de um mundo melhor.
Nada é Impossível! Quando lhe disserem que você não pode fazer algo. . Dê uma olhada em volta. . .
Considere todas as opções...
Então vá em frente!
Use todos os recursos que você tem!
Seja criativo!
No fim, você terá sucesso e provará que estavam errados!
Lembre-se sempre:
Nada é impossível, quando você deseja de coração!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Manutenção na trilha da Pedra da Gávea

Olá galera, acompanhe como foi a última manutenção da trilha da Pedra da Gávea onde desabou um trecho da trila trilha entre a Carrasqueira e a chegada no topo. Depois de algumas horas árduas de trabalho conseguimos deixar tudo seguro para ser usado pelos visitantes.
Nossos amigos voluntários cortaram as estacas enquanto fui buscar madeiras que estavam próximas a Carrasqueira.
As madeiras foram fundamentais para sustentação do novo piso que foi construido em área muito instável. A colocação das madeiras em toda alateral da trilha vai conter a pressão causada pelos inúmeros visitantes que passam por ali nos finais de semana. As estacas tinham 60,0cm de comprimento para dar maior sustentação. (N apróxima subida iremos instalar mais algumas estacas por garantia).
Após a instalação das madeiras, preenchemos com terra ao redor das pedras e compactamos bastante. Plantei algumas mudas ao longo do trecho para direcionar os caminhantes em direção a parede e assim se afastarem do barranco.
Também confeccionei 02 degraus de acesso a rampa. Estes precisam ser melhorados, pois a área ainda está instável e pecisa de mais estacas mas, já melhorou muito. Também plantei mudas para dar maior sustentação. Todas as mudas foram retiradas dos arredores. No final adicionei bastante folhas secas para protegerem o solo ainda instável e assim tabém ajudar na compactação da terra.
O efeito ficou ótimo, aproveitei para maquiar as madeiras com terra molhada e assim gerar um efeito mais natural ao local.
O trabalho terminou por volta das 14h.
Encontrei o pesoal do Ecoturismo em Foco que realizava sua excursão
oficial pelo PNT.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mutirão Açude do Camorim 13/09/09



Olá pessoal, nosso mutirão foi realmente nota 10, conseguimos fechar a maioria dos atalhos existentes na trilha além de termos interagido muito bem com toda a equipe de voluntários e funcionários do Parque. Iniciamos nossas atividades as 10h com uma breve apresentação de toda a equipe de voluntários, funcionários do Parque e equipe dos Bombeiros que realizou o corte de uma grande árvore que cruzava a trilha. Destaque para o administrador do Parque Estadual da Pedra Branca Carlos Pontes que foi muito gentil com todos nós. Inciamos a caminhada as 10h30 e dai em diante trabalhamos árduamente até as 15h quando chegamos ao açude do Camorim onde realizamos uma calorosa confraternização.


Para variar, acabo não aparecendo nas fotos com a faixa, mas tiro todas elas. Primeira parada foi para os bombeiros iniciarem o corte da árvore atrvessada bem no meio da trilha.
trabalhou que levou cerca de uma hora para ser executado
trabalho de desobstrução da trilha principal executado com maestria pelos voluntários.

Fechamento de atalho com troncos, galhos, arames e principalmente muitas folhas de brejaúvas.
Após 05 horas de muito trabalho chegamos finalmente ao Açude do Camorim.
O dia estava lindo e proporcionou uma incrível vista do açude.
Para os que conheceram o açude pela primeira vez, o trabalho e a vista foram gratificantes.O administrador do Parque Estadual da Pedra Branca, Carlos Pontes levou lanches para todos os voluntários que participaram do mutirão.
Abrão, Maya e Sandra também ficaram muito felizes e agradeceram o lanche recebido.
Todos estavam cansados e muito felizes pelo trabalho realizado, o lanche caiu muito bem.
No final da caminhada apreciamos o visual do maciço do Parque Nacional da Tijuca através de um mirante que foi reaberto pela nossa equipe.
Saimos do Parque já no escuro e com mais uma rodada final de lanche com guaraná.
Eu e Sandra mais uma vez agradecemos a presença de todos os voluntários, funcionários do Parque e ao André Ilha do Inea que deu a maior força nos bastidores do evento.
Um muito obrigado a todos.
Lembrando que teremos de voltar ao local em breve para darmos continuidade ao trabalho de recuperação da trilha.
Galera, valeu mesmo!
Até a próxima.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mutirão Verde - Represa do Camorim

Olá galera, estaremos realizando um Mutirão Verde na trilha de acesso à Represa do Camorim dentro do Parque Estadual da Pedra Branca no próximo dia 13 de setembro.
No dia estaremos fechando atalhos, limpando a trilha, confecionando drenagens e sinalizando atrilha com intuito de orientar os frequentadores a não utilizarem atalhos.

A trilha que está praticamente abandonada a anos, vem sofrendo com a invasam de motos, falta de drenagem, fiscalização e sinalização para os visitantes.
Neste dia queremos reunir voluntários em um super mutirão para tentar minimizar os problemas que estão degradando esta trilha que dá acesso ao Açude do Camorim que é a principal atração do Parque Estadual da Pedra Branca.
Ponto de encontro: Terminal Alvorada - Barra da Tijuca
Horário: 08h30
Saída do terminal: 09h00

O que levar:
Repelente;
Material básico de caminhada;
Água e lanche;
E muita disposição.

Não se esqueçam que teremos muito trabalho pela frente e devemos voltar no final da tarde.

Qualquer dúvida é só entrar em contato pelo e-mail: terralimpa@ig.com.br ou pelo orkut Ivan e Sandra TerralimpaTV