sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Programação Novembro - Ecoturismo em Foco

Acompanhe a programação de caminhadas guiadas
e gratuitas oferecidas pelo setor de Ecoturismo do
parque Nacional da Tijuca.






Informações e Incrições no Centro de Visitantes do
Parque Nacional da Tijuca
Tel: 2492-2252 e 2492-2253,
De 2ª a 6ª feira - Das 09h às 17h.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Setas indicativas na trilha da Pedra da Gávea

Olá galera,
Após 02 anos da primeira pintura das setas indicativas, eu e Sandra percorremos a trilha da Pedra da Gávea repintando todas elas, além de pintar algumas novas.
O dia estava meio nublado e com poucos visitantes na trilha. Perguntamos a todos os excursionistas o que achavam deste trabalho, como resposta ouvimos muitos aplausos como forma de agradecimento. Alguns disseram que já estavam com vontade de fazer isto nesta trilha a algum tempo e outros perguntaram se iríamos fazer isto em outras trilhas.
Levamos 04 horas de caminhada e trabalho para chegar. Pelo caminho fomos vendo alguns pontos que precisavam de manutenção e alguns pequenos reparos.
Aproveitamos para deslocar uma árvore que estava obstruindo a trilha e uma outra não conseguimos por causa de seu grande porte.
Já havia algum tempo que a Sandra não subia comigo até o cume, ela aproveitou para matar saudade e me ajudar muito no trabalho.
Na segunda-feira passei uma mensagem para equipe de manutenção das trilhas do PNT pedindo que fossem até o local para retirar uma grande árvore que não conseguimos remover e está obstruindo a trilha. O nosso amigo Lúcio Palma(coordenador da equipe) se prontificou em resolver a questão até sexta-feira.
No mais, a trilha continua ótima e a montanha agradece a presença dos bons visitantes.
Abraços e até a próxima.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Inauguração - Núcleo Piraquara no Parque Estadual da Pedra Branca.

Olá, pessoal!
Sábado, dia 17/10, será inaugurada a subsede Piraquara no Parque Estadual da Pedra Branca. A maior Unidade de Conservação do município tem agora um prédio amplo, com salas de administração e alojamento para os novos guarda-parques. A estrada de acesso, guaritas e áreas de visitação pública, como o anfiteatro, também passaram por reformas. Para o lazer, os visitantes terão mesas de piquenique, brinquedos infantis, aparelhos para ginástica, um novo deck para mergulho em um poço já muito freqüentado por banhistas no rio Piraquara, e trilhas para caminhadas de curta e média distâncias. Esse núcleo, além de contribuir para a manutenção e fiscalização da área, também atende a uma antiga reivindicação da comunidade. Além disso, a ação faz parte dos esforços de preparação ambiental do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016. O que achou? Mais informações em: http://migre.me/90JH

O Parque Estadual da Pedra Branca foi criado em 1974, com cerca de 12.500 hectares. A sede fica no final da Estrada do Pau-da-Fome, em Jacarepaguá, onde também está situado o pico que dá nome a Unidade de Conservação.Quando – sábado (17/10), às 10h.Onde - Rua do Governo s/nº - Realengo (final da rua).

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Eco Planet

Ai pessoal, tem novidade verde para quem quer ser ecologicamente correto...


A google lançou um novo site de busca na internet, chamado Eco4Planet, com a mesma tecnologia e qualidade de busca do tradicional Google. A novidade é que:

- A cada 50 mil consultas uma árvore será plantada, sendo disponibilizado no portal o número de mudas já introduzidas;
- O fundo preto da tela, que a princípio gera estranhamento, descansa os olhos e economiza cerca de 20% da energia do monitor (práticas responsáveis quase sempre acumulam benefícios...).

A iniciativa é nova (a contagem das árvores começou em agosto), ainda faltam alguns ajustes, como por exemplo divulgar os locais do plantio, além de detalhes sobre se o reflorestamento é feito com as espécies nativas dos respectivos biomas ou não. Em todo caso, essas questões devem ser esclarecidas em breve. O número de mudas ainda está muito baixo, porque poucas pessoas conhecem essa inciativa. Portanto, vamos divulgar! Faça desta página do Google a sua página inicial!

Saudações verdes!!!

sábado, 3 de outubro de 2009

Parabéns Rio 2006

É isso ai galera, a olimpíada é nossa!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Exposição "Cristo Redentor"

Ola pessoal, beleza?
Para quem ama nosso Cristo Redentor, não pode perder esta exposição sobre a construção do nosso tão querido protetor e cume de uma montanha com uma das caminhadas mais bonitas nas trilhas do Parque Nacional da Tijuca.