segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Coleta de lixo no primeiro mundo.

Olá galera, tudo bem?
Eu e Sandra fomos hoje até Jacarepaguá aqui no Rio para fazer um pesquisa de imóveis. Percorremos boa extensão da Estrada dos Bandeirantes próximo ao Projacda Globo mas, infelizmente, ficamos surpresos com tanto lixo na estrada e nas esquinas, sem contar o asfalto que parece estrada de terra pós temporal. Realmente lamentável o descaso da Prefeitura do Rio com este bairro que de tão grande, poderia ser um município.
Chegamos em casa bem triste após termos visto tanta sujeira nas ruas.
Mais tarde, pesquisando na web, encontrei um vídeo muito interessante sobre coleta de lixo em países desenvolvidos e resolvi compartilhar com vocês.

Depois deste vídeo pude perceber que outros países já tratam a questão do lixo de forma consciente e respeitosa. E para o nosso prefeito, bem... é melhor nem tentar dar alguma nota para ele.
Abraços,
Ivan e Sandra

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Boas Festas

Nós do TerralimpaTV desejamos a todos os nossos amigos muita Paz, Amor e Harmonia nestas festas de fim de ano.



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Expedição "Salto Angel - Venezuela" A maior cachoeira do mundo 979m.


Galera, realizamos uma expedição ao Salto Angel onde pasamos 05 dias de intensa aventura a partir de Boa Vista em Roraima.

A expedição começou em Boa Vista na agência da Roraima Adventures que fez todos os contatos com o Parque Nacional Canaima na Venezuela.

Na primeira parte da expedição, a agência nos levou até Santa Helena de Uiaren na Venezuela onde pegamos um ônibus de 12h para Ciudad Bolivar. Chegamos as 7h da manhã e em seguida pegamos um taxi direto para o aeroporto onde pegamos um monomotor para cinco pessoas para o Parque Nacional Canaima onde só é possíver chegar de avião.

Fomos recebidos por um guia indio que logo nos levou para a canoa motorizada que levou mais 4h de intensa navegação por paisagens deslubrantes com cachoeiras, sol, chuva, florestas e muita adrenalina ao passar pelas pedras até chegarmos ao acampamento próximo a base do Salto Angel onde conseguimos vê-la pela primeira vez após três dias de viagem. Chegamos no final da tarde cansados e na maior expectativa para fazer a trilha no dia seguinte pela manhã.
A noite tivemos um jantar oferecido pelo guia e dormimos em confortáveis redes com telas para mosquito, luz de velas e banheiros bem descentes para rapazes e moças.
Após uma noite tranquila de chuva (chove todos os dias na regição) e um bom café da manhã, a canoa nos levou para o outro lado do rio onde começamos uma caminhada leve de 1h30 até o mirante de onde vimos a cachoeira bem de perto.

Também fomos para o poço onde todos puderam tomar banho nas águas do rio Churún que é o rio que forma o Salto Angel.

Eu e meu amigo Pedro aida seguimos subindo a trilha (contra a vontade do guia) por mais meia hora até o ponto mais perto do paredão da cachoeira.
Descemos bem rápido para alcansar o grupo que andava devagar e fomos todos tomar mais um banho de rio.
Voltamos para o acamapamento, almoçamos e voltamos de canoa para a sede do Parque onde tem a vila de Canaima. Fomos alojados em um quarto e depois de banho tomado fomos jantar.

No dia seguinte logo pela manhã após o café da manhã fomos de canos conhecer o Salto Sapo, que é outra cahoeira próxima a vila com trilhas e uma praia de rio ótima. Percorremos uma trilha por baixo da cachoeira, algo bem diferente, belo e totalmente emocionante.
O passeio é ótimo e proporcionou uma despedida maravilhosa do Parque.
Já estava na hora de almoçar e logo em seguida pegar o monomotor de volta para Ciudad Bolivar de onde pegamos o ônibus de volta para Santa Helena e depois Boa Vista.
Acompanhe toda a aventura no vídeo gravado por nós

Vão ai nossas dicas para a galera que não quer abandonar o planeta sem antes conhecer a maior cachoeira do mundo.

Para entrar no Parque Canaima é necessário ter agendado com alguma agência ou guia venezuelano.

Nossa moeda atualmente vale 1 /4 bolivares e isto torna o preço das coisas na Venezuela bem atrativas para nós.

Nossa agência "Roraima Adventures" em Boa Vista providenciou um ótimo pacote de viagem onde não nos preocupamos com nada, (só em pagar, é claro!). E tudo deu certo. Para quem quiser ir eu sugiro contratar profissionais brasileiros em Boa Vista e já chegar na Venezuela com todo o esquema organizado. Venezuelanos adoram brasileiros mas, não é a organização do Brasil.


O Salto Ángel (nome nativo Parekupa-meru) é o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção), gerada pela queda do Rio Churún que desce do Auyantepuy Seu nome é alusivo ao aviador James Crawford Angel. O salto faz parte doParque Nacional Canaima, constituído em 1962 e declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO, em 1994. Trata-se de uma área de 30 000 km². é o sexto maior parque do mundo.






























Nossos agradecimentos aos amigos da Roraima Adventures
http://www.roraima-brasil.com.br


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Lançamento do livro "Parque Nacional da Tijuca - Uma Floresta na Metrópole

Olá galera,
Convite imperdível para quem ama o Parque Nacional da Tijuca:
Dia 9 de dezembro (5afeira), às 19h, acontecerá o lançamento do livro "Parque Nacional da Tijuca - Uma Floresta na Metropóle" na Livraria da Travessa de Ipanema. A publicação conta com belíssimas fotos de Marco Terranova e Ruy Salaverry, além de textos de Ana Cristina Vieira, Bernardo Issa e Pedro da Cunha e Menezes.


Lançamento: Parque Nacional da Tijuca - Uma Floresta na Metrópole
Dia: 9/12/2010 (5afeira)
Hora: 19h
Local: Livraria da Travessa
Visconde de Pirajá, 572 - Ipanema
Tel: 3205-9002

Agente se encontra lá!
Abraços,
Ivan e Sandra.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Novo abrigo na travessia Petrô x Terê na Serra dos Órgãos RJ

Olá pessoal,
boas novas para quem gosta de caminhar pelas montanhas da Serra dos Órgãos no Rio de Janeiro. A partir do dia 4 de dezembro, entrará em funcionamento o Abrigo de Montanha dos castelos do Açu, localizado na tradicional Travessia Petrópolis-Teresópolis, a cerca de 2.150 metros de altitude.
(Pedra do Açu onde é o atual abrigo)

O abrigo tem capacidade para 30 visitantes e espera facilitar a vida dos turistas que se aventurarem pelas montanhas cariocas. “Além do maior controle da montanha, a nova estrutura permitirá que o visitante faça a Travessia Petrópolis-Teresópolis mais leve, sem carregar barracas, fogareiros e panelas. A proposta é que as pessoas possam passar mais dias nas montanhas, conhecendo outros roteiros e paisagens incríveis da Serra dos Órgãos”, explicou Ernesto Viveiros de Castro, chefe do PARNASO.

O novo local segue um projeto semelhante ao Abrigo da Pedra do Sino, inaugurado em 2001. Construído com madeira certificada, o abrigo possui energia solar e tratamento biológico de efluentes, dando aos visitantes confortos como cozinha, banho quente e camas beliche. Além disso, na área de acampamento próxima está sendo concluída a construção um banheiro seco.
Fonte(www.webventure.com.br).

Esperamos que o novo abrigo não fique tão largado como o atual da Pedra do Sino. No mais é ir até lá caminhando (4h de caminhada pesada), conferir e preservar, é claro!
Abraços,
Ivan A.