quarta-feira, 6 de abril de 2016

Trilha Transcarioca-Trecho: Portão da Floresta da Tijuca X Mesa do Imperador. Parque Nacional da Tijuca

Distância: 5.7 km + 1.2 km opcional ao Mirante da Freira. 
Dificuldade: fácil, Moderada, difícil, muito difícil, só para experientes.
Duração Média: 3h.

Este trecho está totalmente sinalizado nos dois sentidos Leste (Pão de Açucar) e Oeste (B. Guaratiba). Ligando as serra da Tijuca a serra da Carioca passando pelo Morro do Queimado. Em seu trajeto há uma série de mirantes de onde é possível avistar a Barra da Tijuca, Pedra da Gávea, Zona Norte, Serra dos Órgãos, Cristo Redentor, Lagoa Rodro de Freitas, Zona Sul por uma série de ângulos.
Possui um pequeno trecho de escalaminhada com pegadores metálicos

No sentido Oeste X Leste, Comece a caminhar no portão do Parque Nacional da Tijuca, na Praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista. Vá seguindo as pegadas amarelas pintadas em postes, atravesse a rua Boa Vista e suba pela rua Amado Nervo. Passe da guarita do Parque N. da Tijuca, entre na mata pela escada de madeira que estará à sua direita. Respire fundo e tome fôlego. A subida, em meio a exuberante Mata Atlântica, é longa.
Depois de cerca de 40 minutos, o caminhante chegará a uma bifurcação. À direita, em apenas 7 minutos de distância, está o Mirante da Freira com um panorama da Pedra da Gávea sem igual, além da Pedra Bonita, Morro do Chapecó, Agulhinha da Gávea, Morro do Cochrane, Praia da Barra, Praia do Recreio, Lagoa de Marapendi, Pedra do Pontal e até o Morro de Guaratiba (Pedra do Telégrafo) nos dias mais limpos. Vale a pena o desvio.
De volta ao ramal principal da Trilha Transcarioca, o caminho continua a subir até chegar a exuberante paisagem do Morro do Queimado. Agora a trilha avança sobre um chão de calcário branco. Ande mais duzentos metros chega a Pedra da Proa que oferece uma vista ímpar da cidade maravilhosa. Agora é descer mais mil metros, entrar em uma grande bifurcação a direita (sinalizada) em uma trilha plana e caminhar mais 570 metros, passar por umas escadas de pedra e chegar na mesa do Imperador onde D. Pedro II fazia piqueniques com a família real.
Deste ponto em diante começa o trecho Mesa do Imperador X Vista Chinesa, com 1.6 km de trilha, ou se preferir, pode descer pelo asfalto até a famosa Vista Chinesa.